Imagem do dia #156

Em Moçambique existe um punhado de nomes de personalidades ou factos que dão nome a ruas e avenidas em todas as localidades do país.

Av. de Moçambique, Av. 24 de Junho (dia das nacionalizações), Av. 25 de Setembro (início da guerra de independência), Av. do Trabalho e Av. Eduardo Mondlane.

Esta última costuma ser a grande avenida de cada localidade. E em Chókwè não é excepção. A Av. Eduardo Mondlane é a principal e maior avenida da segunda maior cidade da Província de Gaza.

Eduardo Mondlane nasceu em Gaza e morreu em Dar es Salaam, Tanzânia, em 1969, vítima de uma encomenda-bomba. Alguns historiadores avançam que a morte deste destacado líder político, sério defensor da independência de Moçambique, foi da responsabilidade da PIDE.

Mondlane era um homem letrado, professor universitário nos EUA, e tendo, também, trabalhado junto das Nações Unidas. Aqui efectuou trabalhos de pesquisa sobre as independências e o fim dos Estados Coloniais em toda a África. O Governo Português da altura aliciou Mondlane a colaborar directamente com o regime colonial, mas este recusou sempre. Eduardo Mondlane foi o fundador da FRELIMO, a Frente de Libertação de Moçambique, partido que, depois de muitas mudanças, se encontra no poder desde 1975.

Morreu sem ter visto o seu sonho realizado: Moçambique como Estado livre e independente.

4 Responses to “Imagem do dia #156”


  1. 1 Rui Lima (Kyta) 26 de Março de 2010 às 23:24

    Pequenas estórias fazem grandes histórias e a de Eduardo Mondlane fascina-me porque além de chicualacuala, a antiga Malvérnia recebeu o nome deste grande estadista que quanto a mim terá sido “eliminado” pelos interesses internos (ouvi dizer)tal qual o seu sucessor Samora Machel….
    Vou-te enviar uma foto para a “caixa”..

    Continuamos sem saber onde e quando te encontrar em Portugal, claro, antes de 15abr2010….

  2. 2 albertocchaves 26 de Março de 2010 às 23:33

    São histórias…

    Bem, estou a prever estar em Lisboa na segunda semana de Abril. Qd chegar a Portugal e arrumar as coisas eu comunico e marca-se um local, que tal?

  3. 3 Rui Lima (Kyta) 27 de Março de 2010 às 16:15

    Perfeito!
    915443994.

  4. 4 João Costa 29 de Março de 2010 às 12:18

    Se as minhas fontes de informação estiverem correctas, antigamente essa avenida de Trigo de Morais tinha designação homónima à da cidade. E parece que o eng. Trigo de Morais, pelo muito que fez por essa terra, bem merecia a homenagem, mas compreende-se que a forma como se processou a descolonização ditaria sempre a mudança toponímica. Ainda assim, parece que o português Trigo de Morais continua a ser recordado com simpatia e gratidão por muitos naturais dessa região moçambicana, como ficou demonstrado no documentário da RTP intitulado “A tribo de Trigo de Morais”, que foi exibido em 3-10-2007 no programa “Em Reportagem” da mencionada estação televisiva.
    http://programas.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=20716&e_id=52&c_id=1&dif=tv

    Quanto às circunstâncias em que ocorreu a morte de Mondlane, encontramos na internet e noutras fontes de “informação” versões bem contraditórias, como, por exemplo, as que surgem nestes dois artigos:
    http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/morte_eduardo_mondlane_03021969/

    http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2009/10/frelimo-mais-revela%C3%A7%C3%B5es-do-inferno.html

    Confesso que me inclino mais para a veracidade desta última versão, pois a luta pelo poder no seio da Frelimo parece que teve momentos de uma certa autofagia.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d bloggers like this: