Portugal na TV Moçambicana

Hoje tive um privilégio especial: ver o telejornal às 20h!

Sim, um privilégio porque não tenho televisão em casa e já que estou fora aproveito para ter acesso a este luxo!

Os 45 minutos do Jornal da Noite do canal privado STV deram bastante destaque a Portugal.

José Sócrates está, como todos devem saber, de visita oficial a Moçambique. Hoje, o Primeiro-ministro visitou a Barragem de Cahora Bassa (a 5ª maior barragem hidroeléctrica do mundo construída por Portugal ainda antes da independência do país).  A barragem, que é a principal de Moçambique e de onde parte a espinha dorsal da distribuição eléctrica moçambicana, está localizada no centro de Moçambique, Província de Tete, e foi detida até 2006 na sua maioria (82%) pelo Estado Português. Hoje a situação é inversa, tendo Portugal apenas 15% do capital da hidroeléctrica.

Outra reportagem destacava o facto de em Portugal os peões serem multados por atravessarem a estrada fora das passadeiras. Segundo informava a notícia, vários especialistas aplaudiam a medida mas salvaguardavam que esta não poderia ser introduzida em Moçambique pois não existe no país uma política de sensibilização rodoviária à população em geral. Foram ainda comparadas as taxas de atropelamentos entre os dois países. Uma diferença abismal de várias centenas de vítimas de diferença desfavorável, claro está, a Moçambique.

Mais à frente no Jornal da Noite, de novo a notícia da constituição do novo Banco Luso-Moçambicano para o Desenvolvimento. Este, com um capital inicial de 500 milhões de US$,  poderá vir a financiar a nova travessia na Baía de Maputo, ligando a capital à vila de Catembe.

Fim do capítulo Portugal com a notícia que tinha sido hoje assinado um acordo na área das tecnologias de energias renováveis entre os dois países.

A publicidade a Portugal, onde se mostrou muito o poderio económico (!) da antiga potência administradora, esteve em alta! Quem viu este Jornal da Noite nem sequer imaginou a crise económica que a velha metrópole atravessa nesta altura…

VER TAMBÉM: https://asuldomundo.wordpress.com/2010/03/03/caixa-geral-de-depositos-reforca-presenca-em-mocambique/
https://asuldomundo.wordpress.com/2010/03/03/socrates-inicia-hoje-visita-a-mocambique-acompanhado-por-52-empresarios/
http://www.stv.co.mz/stv/

1 Response to “Portugal na TV Moçambicana”


  1. 1 Rui Lima (Kyta) 5 de Março de 2010 às 22:07

    Mesmo assim a restante percentagem que nos calha naquela Hidroelétrica, vai ser vendida a investidores preveligiados nacionais “bem colocados”.
    Quanto às multas nas passadeiras, passará numa primeira fase pela sensibilização da popolação com agentes à civis a chamar a atenção e depois será a “doer” e…. felizmente, porque aqui como aí, para alguns a diferença é mesmo só na cor da pele. A vida agitada de alguns não lhes permite “aguardar segundos” pelo
    caminho livre e seguro da vida.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 34 outros seguidores


%d bloggers like this: