Culto de Personalidade?!

Este Moçambique tem vindo a surpreender… pela negativa muitas vezes!

Este tipo de democracia encapuçada esconde o que na realidade se consideraria um Estado de partido único ou uma ditadura.

Armando Emílio Guebuza foi reeleito para o seu segundo mandato como Presidente da República de Moçambique recentemente. A eleição foi elogiada pelos observadores internacionais como tendo sido “livre e transparente“. Na realidade, o acto de votar pode ter sido assim mesma, mas tudo o que ficou atrás dela, desde a campanha, ao registo dos votos e às movimentações da Comissão Nacional de Eleições, foram tudo menos “livres e transparentes“!

A investidura de Guebuza decorreu ontem, dia 14 de Janeiro. Estiveram presentes vários Chefes-de-Estado e de Governo de vários países africanos, muitos deles de Estados nada democráticos. A grande presença foi a do Presidente Sul-africano, Jacob Zuma.

Até aí tudo bem.

O que realmente é surreal é o Governo de um dos países mais pobres do mundo ter decretado tolerância de ponto aos trabalhadores para poderem assistir à investidura do Presidente.

Num país onde a maior parte da população não tem acesso a electricidade, logo, não tem acesso à televisão; num país onde a produtividade da população activa é baixíssima e onde a riqueza continua extremamente mal distribuída e onde a pobreza come cada vez mais cidadãos, como explicar que a uma quinta-feira seja decretado tolerância de ponto?! Hoje é sexta-feira e acredito que muita gente aproveitou para fazer um fim-de-semana prolongado.

Não precisamos de andar muito para trás na História para encontrar situações de culto de personalidade que nos façam lembram a situação de ontem… não sou o único a pensar nisto… http://oficinadesociologia.blogspot.com/2009/06/culto-de-personalidade.html 

Anúncios

2 Responses to “Culto de Personalidade?!”


  1. 1 Rita 15 de Janeiro de 2010 às 19:43

    Tu vas tomber Beto!!!ai biensur que tu vas tomber!!!
    Não tenhas tino na escrita, não…depois diz que foste aves les chiens, desta pra melhor 🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 44 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: