Lourenço Marques/Maputo 122

PARABÉNS!

Notícias: Maputo aos 122 anos

 

Hoje a cidade de Maputo faz 122 anos! Apesar de ter sido fundada pelos Portugueses em 1782, apenas em 10 de Novembro de 1887 a então feitoria comercial foi elevada à categoria de vila. Desde então, 1887 passou a ser a data oficial do aniversário da cidade.

Grandes desafios desafiam a grande urbe moçambicana.

“Com cerca de 1,9 milhões de habitantes, Maputo assume-se como um cenário típico que se debate entre crescimento e desenvolvimento, onde ressalva uma convivência entre o velho e o novo que legitima o crescimento horizontal e vertical da urbe. Mais do que nunca, a natureza dos problemas que se colocam à cidade das acácias configura desafios que exigem cada vez maior engenho nas soluções da modernidade, ainda com aspectos latentes de ruralidade, no pensamento estratégico e dinamismo na execução dos projectos” – publica o Notícias na sua edição de hoje.

A capital do país, há muito detentora do cognome de Pérola do Índico, é um paraíso na costa Oriental de África! Com apenas 122 anos de existência, Maputo atingiu o seu expoente máximo entre os anos 60 e 70 do século passado. A urbe desempenhou um forte papel económico em toda a região, tendo sido um dos ângulos do importante triângulo industrial Durban – Transvaal – Lourenço Marques. Foi devido ao desenvolvimento do Transvaal (antiga região mineira do interior da África do Sul) e devido à posição estratégica que a cidade ocupava, que permitiu o rápido desenvolvimento de Lourenço Marques. Além deste triângulo económico, Lourenço Marques era um importante local de ligação da ex-Rodésia (actual Zimbabué) às rotas marítimas internacionais.

A Administração Portuguesa da ex-Província Ultramarina Moçambique arquitectou uma cidade futurista, com largas avenidas, vários complexos de edifícios altos, parques industriais e zonas de lazer. Uma cidade moderna e desenvolvida que hoje carrega sobre si os problemas da sobrelotação, má gestão, abandono, poluição extrema e anos de desleixo que impedem a cidade de funcionar correctamente.

Maputo (Outubro de 2006) © Wikipédia

 

Apesar das actuais circunstâncias, Maputo continua a ser uma cidade com potencial! A todos os Laurentinos, parabéns!

Anúncios

2 Responses to “Lourenço Marques/Maputo 122”


  1. 2 Carlos Manuel dos Santos Batista 1 de Fevereiro de 2014 às 21:55

    Sim ja naqueles se tinha uma visão de futuro para a cidade. Pena hoje vermos o quando degradada começa a estar sem que as autoridades façam algo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 44 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: