Depois do Baptismo em África segue-se a 1ª Comunhão!

Se o pneu estourado foi o baptizo… agora só pode ter sido mesmo a 1ª Comunhão!
Ontem, como podem ler no post anterior, a chuva caiu forte no Chókwè. À luz da lua tudo parecia normal… mas hoje de manhã, com o sol a iluminar muito bem os nossos caminhos, deu para ver os estragos!
“Amanha não vais conseguir tirar o carro dali” – disse a Rita em tom profético. Mas porque raio não haveria de tirar o carro de onde o deixei estacionado?!
Durante a noite a chuva continuou a fazer das suas.
6 da manhã. Acordei e fui ver o carro. Permanecia imóvel e tudo parecia bem. Voltei para a cama e só acordei às 8h. Às 8.30 começa a cerimónia da 1ª Comunhão. Mal acelerei para sair do estacionamento percebi que as rodas tinham-se afundado na lama… no matope como por aqui se diz! Para variar um pouco, o carro tem a tracção às 4 rodas avariada!!! O “fóbyfó” (versão local de four by four), como carinhosamente os habitantes locais lhe chamam, não funciona.
Como não era de estranhar, tive logo uns quantos ajudantes que me socorreram. Eles cavaram, eles foram buscar pedras, tábuas, ramos de árvores… enfim, uma quantidade de coisas que se acabou por afundar no matope também.
As sapatilhas, as meias e as minhas pernas foram alvo de uma relaxante massagem de lama. Lama natural, produzida durante esta madrugada! Ainda estava fresquinha! Afinal, não tive de ir para nenhum spa de luxo para receber esta dádiva da Mãe Natureza!
Desta vez não houve pânico, nem sustos nem nada! Passou-se tudo à porta de casa! No final vim tomar um banho rápido e fui a pé tomar o pequeno-almoço à cidade. Ah, e outra coisa boa foi não ter de ir trabalhar!
Ninguém estava disponível para vir puxar o meu carro por isso vai continuar parado até o solo ficar um pouco mais estável!
Na volta pela cidade deu para ver alguns estragos, mas nada de grande impacto. Umas quantas placas do Barclays no chão (sim, aqui, no fim do mundo, há Barclays! Temos também duas agências do Millenium (que não distam mais de 200 metras uma da outra!) e uma agência do BCI (do grupo Caixa Geral de Depósitos), muito lixo e muita lama. Alguns carros atolados na estrada e outros que nem das garagens saíram porque as várias “piscinas olímpicas” de que falava no post anterior, bloquearam as saídas… vicissitudes moçambicanas!
Não posso postar fotografias porque não sei onde guardei o cabo para ligar o telemóvel ao computador… desde já as minhas desculpas! 😉

Anúncios

2 Responses to “Depois do Baptismo em África segue-se a 1ª Comunhão!”


  1. 1 Elvira 8 de Maio de 2009 às 16:29

    Matope ,bem dito,sabes como chamavam ãos que nasciam na Beira que era o meu caso ..carangueijo do matope…pois havia muitos.beijinhos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 44 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: